Da série: Brasileiro é muito bonzinho...

Daniel Haidar e Laryssa Borges
O ex-diretor de serviço da Petrobras, Renato Duque, chega a sede da Polícia Federal no Rio - 14/11/2014
O ex-diretor de serviço da Petrobras, Renato Duque, chega a sede da Polícia Federal no Rio - 14/11/2014 (Márcia Foletto/Agência o Globo)

STF decide manter solto o ex-diretor da Petrobras Renato Duque

Ministros ponderaram que não foi indicado no processo qualquer movimento do ex-diretor da Petrobras que comprove a intenção de deixar o país


BRASÍLIA – A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por três votos a zero, que o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato de Souza Duque continuará em liberdade. Para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Duque deveria voltar para a cadeia, porque haveria o risco de fuga. Os ministros ponderaram que não foi indicado no processo qualquer movimento do investigado que comprove a intenção de deixar o país para prejudicar o andamento das investigações.



 Em seu voto, o relator, ministro Teori Zavascki, defendeu que Duque responda ao inquérito em liberdade, mas ressaltou a gravidade dos indícios criminais que pesam sobre ele. O ex-diretor é suspeito de ter cometido corrupção passiva e lavagem de dinheiro nos desvios de dinheiro da Petrobras. O esquema foi desbaratado a partir da Operação Lava-Jato.

— Há elementos indicativos de crimes graves, não há dúvida quanto a isso. Entretanto, não houve a indicação de ato concreto que demonstre a intenção de o investigado furtar-se à lei penal. O fato de o agente manter cifras no exterior não indica risco de fuga — afirmou Zavascki. Continue lendo em site do O GLOBO

Nenhum comentário: