AÇÃO NOS EUA CITA ODEBRECHT E GRAÇA FOSTER. AÇÃO BILIONÁRIA NOS EUA RESPONSABILIZA A PRESIDENTE DA PETROBRAS

Por ora, a avaliação isenta a presidente de eventuais punições em processos administrativos Foto: Antônio Cruz/ ABr
Graça Foster e o antecessor Sergio Gabrielli são responsabilizados na ação judicial (Foto: Antônio Cruz/ ABr)
Ação civil coletiva (class action suit) é movida na Justiça de Nova York contra a Petrobras por acionistas nos Estados Unidos, e pode fazer a estatal e seus executivos pagarem indenização. De acordo com a ação judicial movida pelo escritório de advocacia americano Wolf Popper, à qual esta coluna teve acesso, o esquema de roubalheira do Petrolão foi abastecido por tipos como a presidente Graça Foster e o ex Sérgio Gabrielli, para beneficiar fornecedores como a empreiteira Odebrecht.
Além de indenização por dano material, a ação coletiva pede reparação por “dano moral”: agora, pega mal ser portador de ações da Petrobras.
A ação acusa a Petrobras de emitir relatórios falsos e seus executivos de “maquiar” fatos e resultados financeiros para esconder a corrupção.
Entre os pedidos da ação está investigação da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA em todos os relatórios emitidos pela Petrobras.
A ação coletiva pode ter milhares de autores, já que a Petrobras vendeu 768 milhões de ações na Bolsa americana entre 2010 e 2014. Leia na Coluna Cláudio Humberto.

Nenhum comentário: