José Dirceu foi o mandante do mensalão, diz relator


Ministro Joaquim Barbosa afirmou em seu voto que o ex-chefe da Casa Civil comandou esquema de compra de apoio político no Congresso Nacional
Latyssa Borges e Gabriel Castro - VEJA


Sete anos após ter sido apeado da função de chefe da Casa Civil do governo Lula e de ter seu mandato parlamentar cassado, José Dirceu recebeu nesta quarta-feira o primeiro voto de condenação por participar do esquema do mensalão, o maior escândalo político da gestão petista. O ex-homem forte de Lula, que cobiçava um dia chegar à presidência da República, foi condenado pelo relator do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, por corrupção ativa.
O veredicto, proferido pelo magistrado que mais estudou a ação penal contra os mensaleiros, é claro: Dirceu comandou a cadeia de corrupção que cooptou parlamentares, que desviou dinheiro público, que fraudou empréstimos em benefício do PT e que foi responsável por colocar uma instituição financeira, o Banco Rural, a serviço do crime.
“Dirceu era o negociador da obtenção de recursos utilizados no esquema de compra de apoio político, que dependia também de sua atuação na Casa Civil”, resumiu o ministro. O Ministério Público imputa ao ex-auxiliar de Lula nove vezes a prática de corrupção ativa. “Os contatos de Marcos Valério com o governo federal davam-se exatamente com o réu José Dirceu. Ele efetivamente comandou a atuação de Marcos Valério e Delúbio Soares”, completou ele.
“Considero impossível acolher a tese de que Dirceu simplesmente não sabia que Valério vinha fazendo os pagamentos a parlamentares da base aliada”, disse o relator.. Continue a leitura no site da VEJA

Um comentário:

Anônimo disse...

Pelo andar da carruagem o ministro revisor vai enrolar tanto para justificar o voto inocentando Dirceu ,só para não dar sanche dos outros ministros votarem e o Dirceu atravessar as eleiçoes com voto como vítima e não mais como réu.