A " COSA NOSTRA": Plano de relator do PT tira o PAC do foco da CPI

Por Josias de Souza - uol Notícias

Reunida no Congresso, a CPI do Cachoeira discute o plano de tabalho apresentado pelo relator Odair Cunha (PT-MG). Na peça, ficou clara a intenção do deputado de restringir a investigação, impedindo que chegue ao Executivo e às obras do PAC.

Ao citar a Delta Construções, empresa que a Polícia Federal vinculou à quadrilha de Carlinhos Cachoeira, Odair Cunha foi específico: disse que a CPI investigará a atuação da empreiteira apenas na “região Centro-Oeste”.

Ao listar os depoentes que deseja inquirir, Odair incluiu apenas o ex-diretor da Delta para o Centro-Oeste, Cláudio Abreu. Ele seria ouvido em 29 de maio. O relator não fez menção a Fernando Cavendish, dono da Delta.

A certa altura, o relator disse que a CPI vai apurar a ação de Cachoeira e as ramificações da quadrilha dele com diversos setores –do Ministério Público ao Legislativo—, além dos vínculos com “agentes públicos de governos estaduais”. Absteve-se de mencionar o Executivo federal.

O grosso dos contratos da Delta com o setor público está no PAC, programa de obras do governo federal, sobretudo no Dnit, o departamento do Ministério dos Transportes que cuida da construção e manutenção de estradas. Ex-diretor do Dnit, demitido no ano passado, Luiz Antonio Pagot é mencionado nos grampos da PF. A despeito disso, o relator não demonstrou interesse em esmiuçar esse pedaço do inquérito.

No momento, o plano do relator está sendo discutido pelos membros da CPI. No geral, a proposta de Odair Cunha foi elogiada. Mas vários parlamentares já sugeriram alterações. A oposição sugeriu que a investigação vá além do Centro-Oeste e inclua todas as esferas do Executivo –do municipal ao federal. Aqui, a lista de depoentes e as datas sugeridas por Odair Cunha.

Nenhum comentário: