Denúncia: "Paraíso da Corrupção".

(foto do Museu Inhotim)

Dirijo este e-mail ao IBAMA e a todos que possam se mobilizar e fazer parar algo absurdo que está acontecendo em Minas Gerais.

O Museu Inhotim sob a égide de OSCIP ambiental retira palmeiras ameaçadas de seu habitat (sem autorização) e transplanta para seus jardins babilônicos pra qualquer visitante ver, chega a ser tão descarado que nem se preocupam em esconder e convidam membros do MMA para eventos ambientais, além de honrados pesquisadores dos jardins botânicos brasileiros e internacionais. Imagino que as plantas que eles estão comercializando na lojinha bonita com preços bem salgados também devem ter origem ilegal. Eles não poupam nada nem ninguém.

Sou colecionador, apaixonado por plantas e procuro por sementes raras em todo o Brasil. Ano passado estive em Itaobim (MG) atrás de sementes de uma palmeira que pouca gente conhece – Siagrus kellyana. Não tinha frutos maduros,então voltei esse ano. Fiquei chocado por encontrar apenas seis palmeiras no local, onde antes havia mais de 200! As palmeiras tinham sido arrancadas, só tinham os buracos! Mais chocado fiquei depois, quando fui acompanhar um amigo na visita ao Museu Inhotim em Brumadinho, famoso por causa das suas palmeiras. Andando pelo jardim encontrei as palmeiras extraídas!!! Elas só existiam naquela região de Minas. As plantas estavam meio secas, porque tinham sido plantadas recentemente , mas ainda pude reconhecer. Perguntei para um jardineiro que trabalhava no terreno e ele disse que as palmeiras chegam no caminhão do “seu Ricardo” e quem manda trazer é o “Pedro Néri”. Não sei quem é o Seu Ricardo, mas o Pedro “Néri” foi bem fácil descobrir. É o sr. PEDRO NEHRING CESAR , paisagista do Inhotim, irmão de JOSE ROBERTO.

Essa dupla fez o famoso JARDIM DA CASA DA DINDA por 2,5 milhões de dólares, um escândalo que derrubou o Presidente COLLOR em 92. Esse fato está registrado no “Livro Negro da Corrupção”, de Modesto Carvalhosa. Nunca pensei que a corrupção de Brasília invadiria nosso Estado através do extrativismo predatório de plantas nativas! Fiquei me perguntando como é que um museu que é considerado um PARQUE AMBIENTAL pode cometer um ato tão desprezível e sair impune???

Sei que o Inhotim é um museu muito rico mantido por um milionário. Quanto está custando o silêncio da imprensa? Pergunto isso porque o dono do Inhotim, o Sr. Bernardo Paz está sempre cercado de VIPs, seu irmão é o sócio do Marcos Valério, do mensalão, lembram? Agora Sr. Bernardo se associa aos paisagistas Nehring. Só não vê quem não quer, basta seguir o rastro de sujeira.

Deixo aqui a denúncia com dados suficientes para apuração da imprensa ou do IBAMA, porque coleciono palmeiras há muitos anos, mas respeito as natureza e só colho sementes. Será que a ganância e o cinismo de BERNARDO PAZ E PEDRO NEHRING são tão grandes que eles pensam que podem tirar plantas do seu habitat natural para enfeitar seus jardins e ainda posar de ONG AMBIENTAL?

Imaginar que eu paguei para entrar nesse lugar para ver isso!!!

Vamos mostrar nosso repúdio a esse “paraíso da corrupção”, não visite o Museu Inhotim enquanto se portarem com tanto desrespeito pelas leis brasileiras e pelos cidadãos!

Envie essa mensagem para todos os seus amigos e ONGs que se importam com o meio ambiente e vamos protestar contra a aniquilação de uma espécie rara em MG!

Friends of plants

10 comentários:

Priscila Mattos disse...

Conheço muito bem a história. O tal paisagista do Inhotim (Pedro Nehring) é conhecido também por coletar orquídeas e canelas de ema da natureza e vendê-las nessa floricultura. Cade as autoridades?

Anônimo disse...

O INHOTIM É UM MUSEU OU UM JARDIM BOTANICO? NA VERDADE, É A MAIS BELA LAVANDERIA DE DINHEIRO DO MUNDO. SE OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS, TAMBÉM VAMOS ACEITAR QUE OS TRAFICANTES FAZEM BEM ÀS FAVELAS, POR ISSO PODEM MATAR E ROUBAR.

Anônimo disse...

Aposto que vc pegou as outras seis palmeiras que ficaram lá,este papo de colecionador é para ingles ver,no fundo vc queria ser igual ao SR.PEDRO NERING, saber fazer jardins,olha isto é para poucos e o SR. PEDRO É simplesmente o melhor paisagista do BRASIL quiça do mundo falar de corrupção no BRASIL em termos de plantas?porque vc não fala dos agrotoxicos despejados aqui no BRASIL e proibidos no primeiro mundo,do corte ilegal de árvores em prol da corrida imobiliaria,etc. inveja mata!

Anônimo disse...

Esse Inhotim é uma lavagem brasileira e quem está por trás é o Sr. Bernardo Paz.

aracéli veiga souza disse...

Olha gente o irmão do Bernardo Paz (Cristiano Paz) que era sócio de Marcos Valério já foi condenado a nove anos de prisão... agora isso também? Será que não tem ninguém honesto na família?

Afonso Carlos Leal disse...

Bom, ninguém foi punido e o Inhotim fez de novo... Vejam isso... Acho que vale um novo post no "Movimento Ordem Vigília Contra Corrupção".

http://afavordecavalcante.wordpress.com/2012/05/10/inhotins-vem-a-cavalcante-se-explicar-pela-remocao-de-palmeiras/

O Inhotim é uma instituição fachada para "lavagem verde" (GREENWASHING) e hoje usa, além de autorizações duvidosas, um biólogo "laranja". Segundo informações, o próprio Pedro Nehring estava coordenando esta operação.

Afonso Carlos Leal disse...

Bom, ninguém foi punido e o Inhotim fez de novo... Vejam isso... Acho que vale um novo post no "Movimento Ordem Vigília Contra Corrupção".

http://afavordecavalcante.wordpress.com/2012/05/10/inhotins-vem-a-cavalcante-se-explicar-pela-remocao-de-palmeiras/

O Inhotim é uma instituição fachada para "lavagem verde" (GREENWASHING) e hoje usa, além de autorizações duvidosas, um biólogo "laranja". Segundo informações, o próprio Pedro Nehring estava coordenando esta operação.

REVOLTADA COM VCS. disse...

esse ANÔNIMO COM CERTEZA FAZ PARTE DESSE GRUPO DE CORRUPTOS, VAI SE CATAR , ANIMAIS COMO VC E SEUS AMIGOS, APODRECEM TUDO QUE TOCAM, SAFADOS !!!

Anônimo disse...

INTERVENÇÃO PÚBLICA NO INHOTIM! Esse lugar tira onda de Jardim Botânico, recebe verba oficial (mais de 2 milhões só para a área ambiental... veja http://www.jusbrasil.com.br/diarios/33758568/dou-secao-3-20-01-2012-pg-168) e ainda retira plantas nativas ilegalmente para fazer jardim? AUDITORIA AMBIENTAL PARA O INHOTIM !

Anônimo disse...

Mais uma prova de que o Inhotim é um projeto de lavagem de dinheiro. O dono precisou de um habeas corpus para não ser preso por sonegação em 2011. Vejam o texto (disponível em http://www.jusbrasil.com.br/diarios/27385836/trf1-29-04-2011-pg-164):

HABEAS CORPUS N. 0020584-40.2011.4.01.0000/MG
Processo Orig.: 0007579-12.2002.4.01.3800
RELATOR : DESEMBARGADOR FEDERAL CARLOS OLAVO
IMPETRANTE : PAULO SERGIO ABREU E SILVA
IMPETRADO : JUIZO FEDERAL DA 9A VARA - MG
PACIENTE : BERNARDO DE MELLO PAZ
DECISÃO
Trata-se de habeas corpus impetrado pelo advogado Dr. Paulo Sérgio Abreu e Silva, OAB/MG 09.620, em favor de BERNARDO DE MELLO PAZ, contra ato do MM. Juiz Federal da 9ª Vara da Seção Judiciária de Minas Gerais, praticado nos autos n. 7579-12.2002.4.01.3800.
Alega que foi denunciado pela prática do delito previsto no artigo 1º, inciso II, da Lei n. 8.137/90, acusado de haver, na qualidade de sócio da empresa ITASIDER - Usina Siderúrgica Itaminas S/A, "fraudado a fiscalização tributária mediante a inserção de elementos inexatos em livro exigido pela lei fiscal, reduzindo criminosamente o imposto sobre produtos industrializados."
Aduz que aderiu ao chamado "Refis da Crise" passando a recolher as parcelas relativas ao parcelamento. Requereu ao juízo a suspensão do processo que, mesmo assim, continua em andamento. Pede a concessão de liminar para suspensão do feito até o julgamento final do presente habeas corpus.
Inicialmente cumpre registrar que a liminar em habeas corpus, embora sem previsão legal, tem sido concedida em caráter excepcional, se demonstrados de plano, logo à primeira vista, o risco ou a consumação do cerceamento de liberdade individual, por ato de manifesta ilegalidade.
No caso concreto, constato que a impetração carece de tais requisitos. Conforme faz certo a petição de fls.11/12, logo após o pedido de suspensão do curso do processo foi determinado pelo juízo - fl.14 - o seguinte:
Oficiar à Procuradoria da Fazenda Nacional solicitando que informe se os débitos referidos no documento de fls.1190, cuja cópia deve seguir em anexo, já foram objeto de consolidação. Informada a consolidação, pagamento ou recurso pelo órgão fazendário, abrir vista ao Ministério Público Federal.
Caso contrário, à conclusão.
Belo Horizonte, 06 de abril de 2011.