VISITE O MUSEU DA CORRUPÇÃO [MUCO]

Da Redação

Prêmio Esso de Jornalismo em 2009, como a “melhor contribuição ao jornalismo”, o Museu da Corrupção foi criado e é mantido pelo jornal O Diário do Comércio (SP). Nele, são expostos e comentados fatos relacionados com a corrupção no Brasil e no mundo, de maneira bem humorada e cheia de verve. Está linkado a esta publicação e pode ser acessado pelo leitor sem que seja necessário sair desta página. Está à direita de O Santo Oficio.

Leia abaixo o que escreveu Franklin Jorge sobre o MUCO:

JORNAL CRIA MUSEU DA CORRUPÇÃO/MUCO

Por Franklin Jorge

São Paulo — O Diário do Comércio em circulação no estado de São Paulo teve uma idéia genial. Criou, na Internet, um museu inteiramente dedicado à corrupção. O MUCO funciona como um museu de verdade e para isto foi “construído” virtualmente um ousado edifício para abrigar seu acervo que conta a história da corrupção no Brasil.

Consta o edifício de um saguão principal que dá acesso às salas Dos Escândalos, Das Operações da PF, Das CPIs, ao Hall de Casos, à Sala Multimidia e à Loja onde se vendem cuecas estampadas com dólares, bonés, canecas etc.

Na Sala Multimidia podem ser apreciadas várias exposições. No momento, três mostras estão fazendo o maior sucesso. Sobre o affair Lina Vieira/Dilma Rousseff; exposição realizada na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em homenagem ao próprio Museu da Corrupção até um show de Juca Chaves no qual o menestrel canta a República em trovas ácidas. Muito interessante a exposição Protesto do Bigode, uma mostra interativa da qual participam os internautas enviando fotografias com bigodes para protestar contra o presidente do Senado, José Sarney.

O MuCo mantém ainda alguns anexos nos quais funcionam Agência de Viagens, Cartões Postais da Corrupção, Casa de Ferramentas, Cronologia da Corrupção, Biblioteca, Galeria Edmar Cid Ferreira (sensacional) e Pizzaria Zia Angela, local onde o visitante pode saborear um variado cardápio que inclui as pizzas PC Farias, Banestado, Celso Daniel, Mensalão, Bingos, Cartões Corporativos e Grampos.

A ”tia” Angela que dá nome ao estabelecimento é a roliça ex-deputada federal Angela Moraes Guadagnin (PT-SP). Ela não cometeu atos de corrupção, mas ficou famosa quando, em 23 de março de 2006, executou uma coreografia jocosa para festejar a absolvição de seu colega João Magno, envolvido no escândalo do Mensalão. Em 2008, numa prova de que o brasileiro tem a memória curta, ela foi eleita vereadora de São José dos Campos, com 4.329 votos.

A Pizzaria Zia Angela é o local onde o visitante pode saborear um variado cardápio que inclui as pizzas PC Farias, Banestado, Celso Daniel, Mensalão, Bingos, Cartões Corporativos e Grampos. E, enquanto espera, pode folhear o Dicionário da Corrupção, uma obra em processo que pretende fazer uma radiografia completa da corrupção no Brasil desde a chegada da corte portuguesa em 1808.

O MuCo vale uma visita. Anotem seu endereço:

http://www.dcomercio.com.br/muco

Nenhum comentário: