PSDB articula, em segredo, uma conversa com Lula

Nos últimos dias, o PSDB subiu o tom das críticas ao governo e a Lula.

Em
nota conjunta com o DEM e o PPS, o tucanato chamou o grampogate de “atentado.”

No mesmo texto, a reação de Lula foi qualificada de “frouxa.” A capacidade do governo de investigar o caso foi estimada em “zero.”

Curiosamente, no mesmo dia em que a nota foi divulgada, PSDB abriu, nos subterrâneos, um canal de diálogo com o Planalto.

Na última quarta-feira (3), o petista Tião Viana (AC), vice-presidente do Senado, tocou o telefone para Gilberto Carvalho, chefe de gabinete de Lula. Viana avisou a Carvalho que a cúpula do tucanato se dispunham a participar de um encontro com Lula. Seria uma conversa “institucional”, destinada a debater as implicações das suspeitas que empurraram a Abin para o pantanoso terreno da ilegalidade.

Suspeitas que levaram ao afastamento da cúpula do órgão e à abertura de inquérito, para apurar se espiões do governo realizaram interceptações telefônicas ilegais.


Em contato com um auxiliar de Lula, o repórter apurou o seguinte:

1. Gilberto Carvalho levou a Lula a mensagem que recebera de Tião Viana;

2. Informou ao chefe os nomes dos grão-duques do tucanato que se dispunham a ir ao Planalto: Sérgio Guerra (PE), Arthur Virgílio (AM) e José Aníbal (SP);

3. Pediu autorização para encaixar a reunião na agenda presidencial. Lula ficou de definir a data na próxima semana.

O repórter apurou também que os tucanos Guerra, Virgílio e Aníbal - respectivamente presidente, líder no Senado e líder na Câmara—trocaram impressões sobre o tema.

Analisaram os efeitos políticos de uma reunião com o “frouxo”, em pleno desenrolar do “atentado.” Combinaram de voltar ao assunto no início da próxima semana. Por ora, a disposição é mesmo a de cruzar os umbrais do Planalto.

O vazamento da articulação, materializado com essa notícia do blog, funcionará como um teste para os pendores acomodatícios do PSDB.

Os tucanos que voam na cena política são, como se sabe, aves muito suscetíveis. Uma simples reportagem pode devolvê-los ao seu ninho preferido: o muro. Material do Josias de Souza da Folha de São Paulo





GRAMPO LEGAL

Ainda que o futuro possa lhe reservar algum tipo de constrangimento, o governo só tem a comemorar com a escandalização do uso de escutas telefônicas.

Confira o que de concreto ocorreu desde o começo das denúncias de desrespeito às liberdades individuais e das reações indignadas:

1) Foi escanteado o delegado que pretendeu investigar os negócios de Daniel Dantas, as relações íntimas do empresário com o Planalto e o acordo de indenização que permitiu ao governo levar adiante a idéia de criar a supertele nacional.

2) A Polícia Federal repaginou a Operação Satiagraha. Fechou foco nos indícios de fraude financeira do Banco Opportunity e esqueceu outras ambições do inquérito original, como tráfico de influência e a fusão da Brasil Telecom com a Oi.

3) Dantas e seus principais assessores saíram da prisão. Não têm mais motivos para abrir a boca.

4) Lula conseguiu nomear o quinto conselheiro da Anatel para dar o voto de minerva em favor da BrOi.

5) Foi afastado o diretor que construiu a "PF republicana", aplaudida por não discriminar investigados - o que possibilitou que o irmão do presidente caísse num grampo pedindo "dois pau pra eu".

6) A pretexto de impedir exageros de arapongagem, a PF recebeu ordens para tratorar a corporação e centralizar a inteligência. A apuração do dossiê produzido na Casa Civil contra FHC foi abandonada.

7) Um ex-funcionário de Dantas assumiu o comando da Abin.

Resumo: o Planalto não só preservou a negociação (e os negociadores) da BrOi como diminuiu a possibilidade de voltar a ser incomodado por escutas telefônicas.

Judiciário, Legislativo e sociedade civil exigiram o direito à privacidade. Com a degola de Lacerda e Protógenes, Lula garantiu o dele. Talvez esteja aí a explicação para a reação enérgica e rápida de um presidente que costuma defender os colegas pilhados em atos ilegais e recomendar paciência nas crises. Por Mechiades Filho – O Globo




“TEM GENTE QUE VIVE DE BOLSA, ACREDITEM!” (OHHHHH!!!......)
Lula ataca postura de médicos

Antes de criticar abertamente a crise na saúde pela qual passa Pernambuco, Lula "vazou" várias indiretas à classe. Reclamou dos profissionais que se formam a custa do estado e não retribuem. "Tem gente que ganha uma bolsa e vai fazer especialização em Londres, depois ganha outra e vai para Berlim. Tem gente que vive de bolsa, acreditem!", ironizou, conclamando aos estudantes que não deixem de retribuir à população o que aprenderam. Leia mais aqui, no Diário de Pernambuco



NOVA ONDA DE BARBÁRIE A CAMINHO
Eles eram felizes na época do FHC e não sabiam.


O MST prepara nova onda de invasões para cobrar do Lula a reforma agrária que, segundo seus líderes, está parada. De acordo com o dirigente nacional João Paulo Rodrigues, o presidente Lula vai perder no quesito, para os piores anos do governo Fernando Henrique Cardoso. Durante o Grito dos Excluídos, que marcará o 7 de Setembro com marchas e manifestações de protesto, o MST vai denunciar essa situação. "Assim a sociedade vai saber o que está acontecendo quando fizermos as ocupações", disse. "É porque o programa da reforma agrária está paralisado."
Gazeta do Povo




POLÍCIA ACHA CADERNO COM TÍTULOS DE ELEITOR EM FAVELA
A Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) afirma que foi apreendido nesta manhã um caderno com cadastro de moradores da favela da Foice que inclui nome completo, assinaturas e título eleitoral dos habitantes da comunidade. Não foi divulgado quantas pessoas estariam no cadastro A apreensão ocorreu durante uma operação para prender 10 supostos integrantes de uma milícia que seria controlada pelo deputado estadual Jorge Babu (PT).
Terra


Foi exatamente assim, que o Evo Morales papou a referendo na Bolívia. Teve um caso, que publicamos no Blog, de um jovem pro Evo, que foi pego num posto eleitoral portando 70 carteiras de identidade para votação.

Nenhum comentário: